Placa Gráfica

Share

O que é uma placa grafica?

Placa Gráfica

A função de uma placa gráfica, é processar as imagens que serão exibidas no monitor. A quantidade de cores e a resolução da imagem, dependem quase que unicamente do trabalho placa de video. Hoje em dia, todas as placas de video à venda são padrão Super VGA, isto significa, que as placa de video podem exibir vários milhões de cores, e suportar resoluções superiores a 800×600 pontos. Antes do SVGA, existiram vários outros padrões de placas de video.

Tipos

As placas de video utilizam memória RAM para armazenar as imagens que serão mostradas no monitor. Apesar das placas de video poderem usar memórias FPM, EDO ou SDRAM comuns, o uso de memórias otimizadas para video, aumenta bastante sua performance. Os principais tipos de memória de video usados atualmente são o VRAM, SGRAM e WRAM.

Placa de video 3D

A função de uma placa de video 3D, é auxiliar o processador na exibição de imagens tridimensionais, estas imagens são formadas por inúmeros polígonos, sobre os quais são aplicadas texturas. Para apresentar a imagem de uma casa em 3D por exemplo, seja num jogo ou programa gráfico, é preciso que o programa mantenha na memória, a localização dos inúmeros polígonos que compõe a casa, juntamente com as texturas que serão aplicados sobre eles. É justamente o uso de polígonos que torna uma imagem tridimensional ou seja Placa de video 3D.


  • 4 de Dezembro, 2010
ajax-loader