Cuidados na instalação eléctrica de casas e condomínios

Share

Instalações eléctricas bem mantidas são uma garantia de segurança para casas e condomínios

tragédia30042

Muitas vezes profissionais não habilitados para a função acabam fazendo instalações que causam problemas futuro

Muitas vezes, por falta de conhecimento da população e pela ausência de fiscalização, na hora da instalação da fiação eléctrica são utilizados produtos de baixa qualidade, que não seguem as normas de segurança. “Um fio grosso nem sempre é sinónimo de segurança.

 

Além de utilizar produtos de baixa qualidade, muitas vezes profissionais não habilitados para a função acabam fazendo instalações que causam problemas futuros. Já a falta de manutenção, nas instalações mais antigas, também ocasiona sobrecargas, curtos-circuitos, choques e até perda do património. “Uns dos maiores problemas hoje nas instalações eléctrica são ocasionados por pessoas que fazem instalações eléctricas sem segurança. Os pedreiros, por exemplo, que muitas vezes acham que sabem fazer a instalação acabam deixando um trabalho mal feito por desconhecerem os sistemas eléctricos, como o uso do disjuntores, painel de distribuição e outros equipamentos que garantem a segurança da fiação”.

 

Segurança e Economia!
Além da segurança, também é preciso lembrar da economia. Vazamentos de água, por exemplo, causam maior gasto de energia eléctrica, assim como bocais descobertos. Elevadores e sistemas de ar condicionado (especialmente em condomínios comerciais) são os itens que mais consomem energia nos edifícios. Em relação aos elevadores, o uso racional ajuda na economia e a limpeza dos dutos do sistema auxilia na economia, além de garantir a qualidade do ar.

A manutenção periódica do sistema eléctrico de um condomínio ou de uma residência
é a melhor maneira de evitar problemas. “Ela evita danos futuros em todas as instalações eléctricas.  Alguns dos procedimentos necessários são reapertos de terminais e limpeza de contactos.  “O ideal é fazer a manutenção preventiva, ou seja, a troca dos equipamentos antes deles quebrarem, já que custa muito mais caro consertar do que manter”.


  • 27 de Agosto, 2016
ajax-loader