Dicas para treinar o seu cão de uma forma simples

Share

É importante começar logo do inicio quando o seu cachorrinho ainda é novo. Este treino pode ser feito por um profissional, mas também pode ser feito por si.

educar cao

Já existem locais específicos que treinam os seus cães e por vezes a baixos preços. Pode perguntar ao seu veterinário para recomendar um treinador ou então procurar nos jornais os existentes na sua área.

Existem dois tipos de treinos: comportamento e obediência

  • Treino de Comportamento

Este treino previne e corrige os maus hábitos que o seu cachorro pode adquirir ou já adquiriu. Saltar como um doido, perseguir os carros, implorar ou incomodar, subir os móveis, morder os sofás, são alguns exemplos de mau comportamento.
É muito importante ser consistente durante este tipo de treino. Por exemplo, não deixe o seu cão no sofá sozinho se você não está pensando no futuro permitir que isso aconteça. Isso irá gerar confusão e causar problemas.
Passar um bom tempo com o seu cão irá ajudar a si a compreender e aprender o comportamento natural do seu cão, sendo mais fácil aplicar os exercícios adequados e dependendo da situação este tempo pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

  • Treino de Obediência

Este treino consiste em treinar o cão a obedecer a certos comandos como sentar, ficar, comer. Normalmente pelo que pesquisei duas a três sessões por dia, cada uma de 10 a 15 minutos devem ser o suficiente para conseguir com êxito ensinar o seu cão, de forma que não se torne aborrecido para ele.

Dica: Efetuar os treinos antes das refeições, vai ajudar o seu cão a associar a sua refeição como uma recompensa para a formação.

Antes de dar a palavra de comando ao seu cão, chame-o pelo nome para chamar a atenção, em seguida diga a palavra tal como, “fica”, “vem”, “senta”, “a patinha”. Não fique impaciente, você provavelmente terá que repetir o comando várias vezes. Nunca utilize o o nome do cão quando for para repreende-lo ou puni-lo, isso não vai ensinar o cão a ouvir os comandos de voz.

Certifique-se de manter qualquer frustração do tom da sua voz ausente, se achar que está ficando frustrado faça uma pausa. Você não deve fingir, os cães sentem a emoção humana, por isso é difícil esconder a nossa frustração.

ter-um-cao

Os comandos específicos “fica”, “vem”, “senta”, “a patinha” devem ser falados com voz alta e clara, repetindo-os muitas vezes. O cão pode ter de ouvir os comandos muitas e muitas vezes, mas em breve começará a associar a palavra ao seu significado. Lembre-se de elogiar o seu cão quando ele responder correctamente. Isso irá incentiva-lo a executar a próxima vez corretamente. Também pode utilizar um alimento, ou afeição tal como coçar a barriga.

Dicas para ensinar o seu cão a “sentar”

cao-sentar

Quando estiver a ensinar o seu cão a sentar, segure a sua mão sobre a cabeça dele. Ele vai olhar para a recompensa. Com a outra mão empurre cuidadosamente por trás do cão para a posição de sentado, e diga em tom claro e firme “senta”, enquanto ainda segura a recompensa no ar, acima da cabeça do cão. Quando ele se sentar de-lhe a recompensa, um elogio. Não permita que ele salte para apanhar a recompensa, firmemente diga “não”. Você poderá ter de repetir várias vezes. Eventualmente o seu cão irá associar a posição de sentado com a recompensa e vai sentar-se sem a sua ajuda.

Lembre-se, as sessões devem ser de curta duração mas frequentes.

Dicas para o seu cão “ficar” e “comer”

cao-ficae-e-comer

Normalmente é melhor ensinar o seu cão a sentar-se antes de ensiná-lo a ficar. O cão quando está sentado é mais dificel de sair do seu local e assim é mais fácil mante-lo no mesmo sitio com o comando “fica”. Depois de ele aprender a ficar sentado é altura de ensiná-lo a ficar.
Está na hora de ensiná-lo a ficar e comer. Diga para o seu cão sentar-se entregue-lhe uma recompensa após ele sentar-se.

Segure sua mão vazia na frente do rosto do seu cão e devagar dizendo “ficar” com clareza e firmeza. Certifique-se de ficar de frente para o seu cão e permanecer olhando para ele. Após andar uma curta distância com algum entusiasmo “Vem”. Quando o seu cão vier até si, lembre-se de lhe dar uma recompensa. Se o cão correr para si diga “Não” e recomece todo o processo de novo. Nunca se esqueça de recompensa-lo após ele efetuar um comando bem feito.

Os animais sentem como nós estamos, eles gostam de nos agradar, lembre-se de ser coerente com o cão, por vezes a nossa frustração e stress da vida podem impor alguma confusão ao cão.

Dicas para o seu cão “Deitar”

cao-deitar

Após o sucesso de ensinar seu cão a sentar, ficar e comer sem ajuda, é hora de ensiná-lo a deitar-se com o comando “deitou”. Diga para o seu cão “senta”. Mostre-lhe a recompensa que você tem em sua mão. Segure a recompensa e leve-a para junto do chão e com voz firme e clara diga “Deitou”. Se ele ficar de pé não lhe dê a recompensa. Repita este passo várias vezes ao dia, mantendo as sessões curtas e frequentes.

Cada sessão de treino deve incluir todos os comandos básicos para que o cão não se esqueça do que aprendeu.

Este artigo é fruto de várias pesquisas efetuadas na internet. Foi criado de uma forma resumida, para ajudar no essencial da educação do seu cão.

Espero que goste e lhe seja útil e já agora também deixe a sua dica  🙂 


  • 3 de Janeiro, 2016
ajax-loader