Preparação para uma entrevista de trabalho

Share

Prepare-se para uma entrevista de trabalho

Ir a entrevistas de emprego não é nada fácil, por um lado tem que gerar empatia por outro tem que ser inteligente e rápido. Se como grande parte da população portuguesa está à procura de trabalho há cinco coisas que se deve lembrar:

1 – Entusiasmo

Se chegar à entrevista com a energia de um Kuala, é quase garantido que ninguém o vai contratar. As empresas procuram pessoas enérgicas, entusiasmadas, com ideias e prontas a defender os seus pontos de vista.

Prepare uma breve apresentação sobre si e não e não demore mais de um minuto em que fala sobre a sua experiência e a sua formação:

  • Eu sou…
  • Eu fiz…
  • Eu estive…

2 – Saiba onde vai

Mesmo que nunca tenha ouvido falar da empresa é completamente proibido ir a uma entrevista sem saber o que é que essa empresa faz, ainda por cima com a internet já não tem essa desculpa.

Basta ir ao Google escrever o nome da empresa e ficar a saber tudo o que é importante.

Informe-se também sobre a área que essa empresa opera, leia jornais e saiba o que se passa, isso pode lhe dar vantagem sobre os outros candidatos e muito importante, vá arranjado para a entrevista.

3 – Perguntas inteligentes

Tenha perguntas para fazer:

  • Qual o funcionamento da empresa?
  • O que é que se pretende para este trabalho?
  • Quais os planos de expansão da empresa?

E não pergunte só sobre o salário que iria receber, locais para almoçar ou as férias.

Uma boa ideia é terminar a entrevista com uma pergunta simples:

  • Acha que eu tenho o que é preciso para este trabalho?

Desta forma vai conseguir desfazer eventuais mal entendidos que pode acabar por exclui-lo do jogo.

4 – Jogo de cintura

Se lhe fizerem perguntas difíceis responda rapidamente e mude de assunto. Quanto mais tempo se alongar numa resposta difícil maior é a probabilidade de se sair mal.

Tente encaminhar a conversa para aspectos positivos da sua personalidade, experiência ou formação. Dê exemplos concretos e prepare-se para dar referências.

O jogo de cintura implica também, relaxar, antes da entrevista. Respire fundo várias vezes, beba um chá de camomila e pense positivo.


  • 22 de Janeiro, 2017
ajax-loader