Sistemas autónomos

Share

O QUE SÃO SISTEMAS AUTÓNOMOS?

Sistemas autónomos são sistemas de produção e de consumo de energia eléctrica sem ligação à rede eléctrica pública. São a solução ideal para locais em que por razões diversas não é possível a ligação à rede, ou para sistemas instalados em autocaravanas ou barcos. Deste modo, toda a energia consumida é produzida localmente e de forma ecológica (clique na imagem para ampliar).

sistema autonomo

COMO FUNCIONAM?

Um sistema autónomo deste tipo é constituído por um ou mais geradores de energia, que são tipicamente painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol, ou sistemas híbridos com aerogerador. Através de um regulador de carregamento a energia eléctrica é carregada para as baterias, onde é armazenada até ser necessária. Para poder ser consumida, a electricidade é retirada da bateria e convertida de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) através do inversor de corrente. Deste modo é possível o uso de electrodomésticos convencionais, de forma análoga à energia eléctrica proveniente da rede de energia pública.

Existem ainda sistemas de corrente contínua que não possuem inversor, permitindo apenas o uso de aparelhos de corrente contínua, normalmente de 12 ou 24 V. Este é o sistema autónomo mais simples, adequado para pequenas instalações.


  • 1 de Setembro, 2016
ajax-loader