Como prevenir e identificar um AVC?

- Visualizações196
- Gosto disto0
O acidente vascular cerebral, normalmente conhecido por AVC, é uma das principais causas de morte em Portugal, e dele resultam graus mais ou menos importantes de incapacidade.
Existem factores que não podemos alterar e que nos predispõem à ocorrência de um acidente vascular cerebral, como por exemplo a idade e o género. Contudo, e com base nos estudos, existem outros que podemos controlar de modo a diminuir o risco de vir a sofrer um acidente vascular cerebral.
Assim é importante:
- Medir a tensão arterial. Se esta estiver elevada deve recorrer ao médico e cumprir com a dieta e a medicação que lhe for receitada.
- Ir a consultas médicas de rotina de modo a detectar precocemente alterações a nível cardíaco, para que as mesmas sejam tratadas.
- Seguir todas as indicações médicas caso seja diabético, nomeadamente, no que diz respeito à dieta e medicação.
- Verificar o seu valor de colesterol, uma vez que as gorduras no sangue podem alterar as suas artérias e dificultar a circulação do sangue, devendo esse valor ser controlado de acordo com as indicações do médico.
- No caso de excesso de peso, ter atenção à dieta e realizar exercício físico regular.
- Evitar, ou mesmo parar, o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.
- Tentar conhecer os seus antecedentes familiares, ou seja, se tem familiares próximos que já tenham sofrido um AVC, e se sim, consultar mais regularmente o médico para avaliar o seu estado de saúde.
- Caso já tenha sofrido um AVC, manter o tratamento que lhe foi indicado, uma vez que o risco de um novo aparecimento é elevado.
Lembre-se que ao cumprir estas recomendações está a melhorar a sua qualidade de vida e ao mesmo tempo a prevenir um acidente vascular cerebral e as incapacidades que dele resultam.
É também muito importante que saiba identificar um AVC, uma vez que poderá com esta simples informação salvar uma vida.
Lembre-se dos 4 pontos que se encontram nesta imagem.
Quanto mais cedo forem identificados os sinais de AVC, mais rápida será a actuação e a probabilidade de incapacidade para a pessoa será menor.
Ajude a prevenir um AVC… Ajude a salvar uma vida!
Partilhe esta informação com os seus amigos pois já estará a ajudar alguém!