10 Regras para uma salada saudável

Share

1- Incorpora na sua maioria uma variedade de alimentos frescos de origem vegetal.

Não te restrinjas à salada básica apenas de alface, incorpora-lhe também outras hortaliças como o tomate, cenoura, couve-roxa, pepino, rabanetes, chicória, etc., de forma a aumentares o aporte de água, fibra, vitaminas, minerais e fitonutrientes, que lhes atribuem todas as caraterísticas saudáveis.

2- Contém na sua maioria alimentos crus.

As frutas e os vegetais ao serem ingeridos no seu estado original apresentam maior teor de vitaminais e minerais, uma vez que não se perdem na cozedura. Muitas vitaminas são termolábeis, ou seja na sua maioria são destruídas com o calor, e muitos dos minerais são libertados para a água quando cozidos.

3- Apresentar uma boa base de alface ou vegetais de folha verde.

Não e obrigatório, mas uma boa base verde define o prato como salada. Geralmente este tipo de hortaliças têm bastante fibra e ao mesmo tempo um teor muito baixo em calorias, que permite que a salada seja ligeira e saciante.

4- Ser multicolor.

Quanto mais colorida a salada melhor, ou seja, assim sabemos que estamos a comer maior variedade de nutrientes. Folhas verdes, cenoura laranja, pimento vermelho, couve-roxa, azeitonas pretas, etc.

5- Ingredientes de qualidade.

Aposta nas frutas e legumes da época, bem como alimentos com qualidade, o mais naturais e o mínimo processados possível.

6- Ter um tempero que intensifique o sabor em vez de ocultá-lo.

Adiciona ervas aromáticas, como os orégãos, manjericão, salsa, coentros ou tomilho, ou especiarias como a pimenta, açafrão, caril, canela, etc. Evita encher de sal ou molhos muito densos que disfarcem o sabor real dos alimentos.

7- Saladas ligeiras como acompanhamento.

Se pretendes que a tua refeição fique mais leve experimenta várias conjugações de legumes e hortaliças e fazer delas o acompanhamento que enche metade do teu prato.

8- Ser completa.

Se o objetivo é fazer da salada uma refeição, faz uma mistura o mais equilibrada possível, conjugando aos vegetais fontes de proteínas, hidratos de carbono e gorduras saudáveis.

9- Saciante e com baixo valor calórico.

Os vegetais são na sua maioria alimentos ricos em fibra, água, vitaminas e minerais, geralmente têm baixa densidade calórica mas elevada riqueza nutricional, o que os torna saciantes e com fácil digestão.

10- Apostar na criatividade.

Porquê fazer sempre a mesma combinação de ingredientes se existe centenas de conjugações que podem ser feitas? Tenta dar asas à imaginação ou desvendar novas receitas saborosas que possas experimentar.


  • 17 de Janeiro, 2015
ajax-loader