Treinar em jejum, bom ou mau?

Share

Algumas pessoas só têm tempo para treinar de manhã, logo depois de acordaram. Neste momento o corpo está em jejum prolongado pelas horas de sono.

Em algumas situações o treino em jejum pode apresentar inconvenientes, principalmente em pessoas que não treinam habitualmente. As pessoas ativas com uma boa capacidade cardiovascular têm adaptações a nível fisiológico para conseguirem energia através das reservas de glicogénio armazenado nos músculos e no fígado mas as pessoas sedentárias com baixo nível de condição física cardiovascular não conseguem obter energia com a eficiência das reservas de gordura ou de glicogénio pois estas são muito limitadas.

Por isso, as pessoas que ainda não têm estas adaptações podem sofrer consequências do treino em jejum como hipoglicémia, desidratação e fadiga com sintomas de enjoos e inclusivamente, em alguns casos, perda cognitiva.

O ideal é esperar por ter condições físicas mínimas para utilizar esta estratégia e quando a puseres em prática, começar com intensidades muito leves, como por exemplo, andar a passo ligeiro. As pessoas já com um certo nível de condição física não deverão ter problemas em treinar logo de manhã, embora haja algumas precauções a ter, como uma hidratação adequada.


  • 19 de Janeiro, 2015
ajax-loader