Como poupar no consumo de combustível

Share

Evite excesso de rotação

Em geral, a faixa de rotação económica para veículos a gasolina está entre 1.500 e 2.500 rpm (para motores diesel é entre 1.300 rpm e 2.000 rpm), e estas bandas são as mesmas para a grande maioria dos veículos. Existem excepções à regra.

Aceleração e desaceleração

Travar e em seguida acelerar muito é o pior inimigo da condução eficiente. Tente usar o travão do motor e acelerar suavemente.

Existem momentos em que você pode cortar o uso de combustível a zero, tirando apenas o pé do acelerador para um cruzamento ou rotunda. Muitos motoristas, ocasionalmente colocam o carro em ponto morto, o que é muito mau porque é perigoso e não deixa de consumir. Por isso nunca faça isso.

Pneus

Ao longo do tempo, os pneus irão naturalmente vazar um pouco de ar. Você pode melhorar o consumo de combustível em até 2%, se verificar regularmente a pressão dos pneus e é mais seguro.

Excesso de Peso

Limpe objectos desnecessários da bagageira do seu carro, pois se esses objectos forem muito pesados, o seu carro pode consumir mais por isso.

Ar condicionado ou janelas abertas

Em velocidades baixas, pode sempre abrir as janelas do seu carro em vez de ter o ar condicionado ligado.

Potência do motor

Escolha sempre um motor adequado às suas necessidades. Se necessita carregar muito peso, convêm um motor mais potente, pois um motor com menor potencia poderia gastar mais combustível.

Gasolina ou Diesel

Normalmente um carro a diesel consome menos que um carro a gasolina, mas como um carro a diesel normalmente é mais caro é necessário que faça contas e verificar qual lhe compensa mais.

Resumindo

  • Evite andar em rotações, tanto muito baixas como muito altas.
  • Faça revisões periódicas ao seu automóvel.
  • Escolha as melhores estradas, por vezes é preferível andar mais uns quilómetros em vez de apanhar estradas mais íngremes, reduzindo assim no consumo.
  • Não acelere de mais, principalmente quando está a subir não é necessário colar o pé em baixo.
  • Quando tiver de esperar por alguém por mais de 2 minutos desligue o motor.
  • Sempre que possível utilize os transportes públicos

  • 2 de Março, 2015
ajax-loader