Definir prioridades para poupar

Share

Antes de começarmos a compreender em que aspetos ou pormenores podemos poupar, temos de considerar que um ponto  fulcral no domínio das finanças passa pelo estabelecimento ou, pelo menos, identificação das prioridades da família.

Prioridades em relação à despesa

contas

Determinar as prioridades no que diz respeito às despesas é muitas vezes um processo simples de realizar e torna-se extremamente importante, posteriormente, quando aplicado aos comportamentos, ajudando a evitar gastos desnecessários e despendendo nas coisas essenciais.

Cada pessoa ou família tem as suas características, pelo que não existe uma ordem pré-estabelecida para as prioridade nas despesas. Cada família consoante as suas características e necessidades deverá criar a sua própria ordem.

Existem estudos que demonstram que a maioria das pessoas agrupa as suas despesas em três grupos:

  • No primeiro grupo incluem aquelas despesas que são essenciais à vida como por exemplo a habitação, a alimentação, a higiene, entre outros.
  • No segundo grupo as despesas obrigatórias devido a contratos, ou seja, TV cabo, prestações de automóveis ou até mesmo algum empréstimo.
  • No terceiro grupo eram colocadas despesas mais direcionadas ao lazer, tais como idas a restaurantes ou cinema, vestuário, entre outras despesas que não são obrigatórias ou essenciais à vida.

Existiriam várias sugestões possíveis para conseguir poupar, sendo que uma delas é a importância da poupança no início do mês. Não devemos começar a poupar apenas no final do mês quando já contamos com pouco dinheiro mas sim começar logo no inicio, caso contrário no final não estaremos a poupar pois não irá sobrar dinheiro.

Conta poupança

poupançaUma outra dica importante seria a criação de uma conta poupança, sendo que todos os meses uma quantia de dinheiro seria transferida para a mesma, de modo que aquele dinheiro não fosse utilizado em despesas desnecessárias.

Estas são apenas algumas dicas, mas certamente importantes para o nosso quotidiano, de modo a vivermos uma vida melhor, poupando!


  • 2 de Março, 2015
ajax-loader