Como prevenir gripes e constipações?

Share

O que é a gripe?

A gripe sazonal é uma doença infeciosa das vias respiratórias, causada pelo vírus Influenza, que se manifesta maioritariamente durante os meses de frio. A sua transmissão dá-se por via aérea (espirros e tosse) e também por fluídos corporais e superfícies infetadas. A incubação pode variar entre um a quinze dias, mas dura geralmente dois dias.

Quais são os sintomas mais comuns?

A gripe manifesta-se numa multiplicidade de sintomas, sendo os mais comuns a febre, dores musculares, tosse, dor de garganta e congestão nasal. Não há uma ordem específica, mas mais de 50% dos pacientes com gripe sofre de até 3 sintomas. Mais de 70% das pessoas com gripe sofrem de tosse, 49% sofre de febre e 42% sofre de congestão nasal. À medida que o tempo de incubação vai passando os sintomas vão-se agravando e agudizando e podem durar até 7 dias.

Quais as diferenças entre gripe e constipação?

Gripe e constipação são, para muitas pessoas, indissociáveis uma da outra. Contudo, existem diferenças que merecem alguma atenção.

A constipação comum apresenta, sobretudo, manifestações respiratórias como aumento de mucosidade, tosse, irritação da garganta, congestão e secreção nasal, mas raramente produz febre e o mal-estar é mais leve. Habitualmente cura-se de forma espontânea, sem tratamento, em poucos dias. Pelo contrário, a gripe tem sintomas mais intensos, manifestando-se através de febre que é geralmente alta, superior a 39° e a sua recuperação é bem mais lenta.

Como prevenir a gripe?

Para além da cada vez mais comum vacina contra a gripe, há uma série de cuidados que devem ser tidos em conta para evitar o contágio da gripe:
• Pequenos hábitos como lavar regularmente as mãos, usar lenços descartáveis, e evitar levar as mãos à cara são importantes ajudas.
• O aumento de Vitamina C e de Equinácia pode fazer a diferença entre ter ou não gripe, dado que reforçam significativamente os defesas do organismo, preparando-o melhor para reagir não só a vírus como a outras agressões externas.
É por isso fundamental que conjugue os pequenos hábitos como o reforço de Vitamina C e Equinácia, que pode encontrar em qualquer Farmácia Portuguesa.

Como aliviar os sintomas?

Caso as tentativas de prevenção falhem existem várias soluções que nos ajudam a aliviar os sintomas do gripe, como medicamentos antigripais e descongestionantes nasais.

Encontre a solução para os sintomas da gripe e proteja-se!


  • 2 de Março, 2015
ajax-loader