Ideias e sugestões para gerar poupança

Share

Nos dias de hoje está cada vez mais difícil viver com a crise. Este artigo irá deixar claro os principais tópicos que nós por vezes sabemos, mas não nos interessamos muito, deixando mesmo passar ao lado a importância dos acontecimentos.

No artigo Saber viver com a “Crise” já publicado aqui no blogue, falamos de uma forma geral em pessoas que já estão a viver com muitas dificuldades e que provavelmente uma grande percentagem destas pessoas podem ter tentado viver acima das suas possibilidades não olhando aos meios para atingir os seus objetivos.

Sendo assim irei deixar os principais tópicos que nós Portugueses por vezes sabemos que eles existem mas passamos por cima deles, desconfiados, pensando que no fim “pode ser que dê certo”.

Não deixe acumular faturas

facturaSempre que receber uma conta, tente liquidá-la rapidamente, respeitando os prazos-limite de pagamento, evitando assim o pagamento de juros.

Tenha sempre bastante cuidado com os seus pertencentes


telemovel quebradoUma utilização responsável irá permitir que as coisas durem mais tempo, evitando que tenha de as substituir ou reparar, com o consequente custo associado.

Negoceie e seja muito insistente

negociarNinguém o vai defender nas suas contas, nós somos os nossos principais defensores e promotores. Por vezes a vergonha leva-nos a ruína, perca a vergonha e negoceie. A persistência é fundamental, quer na recolha de informação quer na promoção dos seus direitos individuais.

A primeira resposta por parte das instituições financeiras, das seguradoras ou mesmo das telecomunicações é sempre não. Não se esqueça, seja persistente e lute por negociar!

Manter um estatuto próprio

enganarTente manter o seu estatuto não se deixando manipular ou enganar por produtos mais caros do que necessário.

O marketing é um dos principais inimigos, tenha sempre o olho bem aberto! Uma boa escolha dos produtos, procurando qualidade preço, nos dias de hoje já começa a ser mais valorizado pela nossa sociedade.

Habitue-se a comprar em época de saldos

saldosApesar de hoje em dia parecer que durante todo o ano existe época de saldos, esteja atento pois existem ainda determinadas épocas propicias para fazer certas compras.

Não corra para comprar as novas tecnologias

novas-tecnologiasMuitas pessoas apaixonados pela tecnologia correm para adquirir os novos produtos e tecnologias do mercado logo que estão disponíveis. Este é um “erro” comum na economia de muitas famílias (Ex. Quem nunca viu alguém com um telemóvel topo de gama e quase sem dinheiro para comer.)

Nestas ocasiões sabemos que com o passar de apenas alguns meses de um produto estar no mercado, aparece um novo modelo que faz com que o antigo baixe o preço de forma automática, por vezes até metade do valor inicial.

Fuga dos contratos de Fidelização

liberdade fidelizaçãoAs telecomunicações são o caso mais prático conhecido por todos nós. Quem nunca quis alterar um tarifário e ter de esperar um mês a dois anos para o poder fazer?

Estes produtos se fossem realmente valorizados, não seria necessário um contrato de fidelização que nos vinculasse ao serviço.

Evite os contratos de fidelização com os ginásios

exercicio parqueDito desta forma é forte ouvir para evitar os ginásios, mas não é por ai que quero que associem o meu ponto de vista. O exercício físico é algo extremamente importante para nós em termos de saúde e bem-estar, físico e intelectual.

Aqui apenas faço a sugestão para utilizarem mais os serviços promovidos pelas infraestruturas municipais, que estão cada vez mais preparadas para receber os cidadãos a baixos custos.

Optando por caminhadas ou corridas no parque e mesmo nestes serviços públicos (ex. Piscinas, ciclovias, etc) poderá poupar cerca de 500 euros por ano.

Opte por refeições em casa ou por levar refeições para o trabalho

refeiçao trabalhoCada vez mais vemos pessoas a levar o almoço para o trabalho. Os países mais desenvolvidos são os que tem uma taxa maior de pessoas a levar o almoço para o trabalho. Já é uma prática comum entre todas as classes sociais. São refeições mais saudáveis, menos pesadas e mais económicas. A sugestão é válida tanto para os almoços como para os pequenos almoços ou os lanches.

Faça o seu próprio café

fazer cafeSe para si é comum beber pelo menos um café todos os dias, já pensou em fazer o seu próprio café em casa. Além de não se sentir atraído por outros produtos no estabelecimento onde vai beber o café poderá poupar uma quantia bastante razoável se utilizar por exemplo os cafés de cápsulas, que não são tão baratos mas no final do ano a poupança será próxima do valor por exemplo do seguro do carro.

Se você já aplica alguns destes tópicos na sua vida ou outros tópicos também importantes, faça o seu comentário partilhando com a nossa comunidade a sua opinião ou ideias!


  • 20 de Abril, 2012
ajax-loader