Quercetina e exercício físico ajudam a reduzir a aterosclerose

Share

A aterosclerose é considerada uma das maiores causas de doença coronária, enfartes e mortes nas sociedades modernas. A origem da doença cardiovascular é complexa e derivada de múltiplos fatores, contudo é conhecido que o stress oxidativo e a inflamação desempenham um papel relevante no desenvolvimento e progressão da doença.

Os flavonoides são uma classe de compostos naturais presentes nas frutas e legumes com atividade antioxidante. Um destes é a quercetina, que tem demonstrado inibir a oxidação das Iipoproteínas, controlar os níveis lipídicos no sangue, ter efeito anti-inflamatório e redutor do stress oxidativo. Vários estudos têm sugerido que a suplementação de quercitina combinada com exercício físico pode ter maiores benefícios que o exercício físico sozinho. Para confirmar este facto, foi realizado um estudo que se propôs verificar o efeito que estas duas componentes em conjunto exercem na aterosclerose. Utilizou-se um modelo animal, no qual foi dividido um conjunto de ratos em 4 grupos: um não tinha qualquer tipo de intervenção (grupo controlo); outro apenas tomava um suplemento de quercitina; o terceiro apenas praticava exercício; e ao quarto foi dado suplementação de quercitina 15 minutos antes de praticar exercício.

Em ambos os grupos os ratos foram sujeitos a uma alimentação promotora de aterogénese (constituída por uma grande percentagem de gorduras e livre de quaisquer antioxidantes).

Após 30 dias de estudo, os ratos foram analisados e verificou-se que os que tinham sido suplementados com quercitina e praticado exercício tiveram uma redução de 78% de placa aterosclerótica em comparação com o grupo controlo e menos 40% de formação de placa aterosclerótica que o grupo que apenas tomou quercitina sem exercício. 0 que sugere que a ingestão de quercitina pode ajudar a prevenir a formação de aterosclerose, mas o exercício em conjunto desempenha um papel fundamental.

Fonte: Garelnabi M, Mahini H and Wilson T. Quercetin intake with exercise modulates lipoprotein metabolism and reduces atherosclerosis plaque formation. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2014, 11:22.


  • 23 de Janeiro, 2015
ajax-loader