Como combater as gripes e constipações com vitaminas e minerais

Share

De certeza que pelo menos uma vez na vida, nem que tenha sido quando éramos mais pequenos já ouvimos este aviso da boca das nossas mães ou das nossas avós. Mas quem julgava que era só um truque para que os mais novos comessem a fruta, nomeadamente a laranja, desengane-se. A ciência atesta a veracidade do conselho caseiro. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um aliado importante, que deve manter ao seu lado na batalha por um inverno mais saudável.

Para que possa compreender melhor a ação desta vitamina, pense nela como um general que arregimenta soldados no combate contra gripes e constipações, os problemas de saúde mais comuns nesta época do ano. Ao invés de investir diretamente contra os vírus causadores destas doenças, a vitamina C tem um contributo decisivo, fortalecendo o sistema imunitário ao estimular a produção de glóbulos brancos, as células “combatentes” do nosso corpo, a quem cabe defender o organismo das infeções e ameaças exteriores.

Como o organismo humano não tem capacidade para produzir vitamina C, para obtermos a quantidade de que necessitamos para vivermos de forma mais saudável há que ingeri-la quer através dos alimentos que habitualmente compõem a nossa dieta, quer através de suplementos alimentares. Limões, laranjas, toranjas, tomates, morangos, kiwi e brócolos são algumas das fontes alimentares deste nutriente.

A dose diária recomendada de vitamina C varia consoante a idade, sendo o tabaco também um factor que influencia, aumentando a dose necessária.

No entanto, na prevenção ou tratamento de gripes e constipações, a ingestão de alimentos ou a toma de suplementos alimentares ricos em vitamina C (ou outros nutrientes) não exclui a necessidade de consultar o seu médico ou farmacêutico caso os sintomas se agravem, nem substitui a medicação habitual indicada para estes casos.

Se o objetivo é prevenir o surgimento de gripes e constipações, existem aindo outros dois nutrientes que contribuem para o reforço do sistema imunitário: o zinco e o selénio, dois minerais encontrados maioritariamente em fontes alimentares de origem animal. Tal como a vitamina C, no entanto, a toma diária de ambos pode ser também assegurada com recurso a suplementos alimentares onde estes nutrientes estejam presentes.


  • 21 de Janeiro, 2015
ajax-loader