Como perder peso e colesterol

Share

Quem praticava exercício regularmente, sente alterações e consequências na sua vida, nomeadamente, no que diz respeito à saúde, quando existe uma quebra nesta rotina.

O que se verifica, é que ao deixar de praticar exercício físico, o nosso gasto energético diminui, o que pode levar a que a nossa alimentação exceda as necessidades diárias. O facto de ingerirmos mais calorias do que aquelas que gastamos, torna-se uma das principais razões de aumento de peso.

Assim, para que voltemos ao nosso peso habitual, devemos ingerir menos energia do que aquela que gastamos, sendo essenciais para tal uma conjugação adequada da alimentação e do exercício físico.

O colesterol desempenha um papel muito importante no nosso organismo, contudo não deve exceder os valores recomendados, deixando de ser benéfico, proporcionando o aparecimento de situações patológicas, principalmente cardiovasculares, como enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O colesterol pode ser obtido de duas formas, através da sua produção no fígado ou da alimentação, podendo assim muitas vezes ser controlado com uma alimentação saudável e estilos de vida activos, não chegando a ser necessário o recurso a medicação.

Algumas recomendações para redução do colesterol incluem:

– a redução do consumo de gorduras saturadas, presentes em carnes vermelhas e lacticínios;

– evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras transgénicas, tais como produtos industrializados confeccionados com gorduras hidrogenadas;

– ingerir alimentos ricos em ómega 3, tais como os peixes gordos e sementes;

– apostar no consumo de cereais integrais e leguminosas;

– acompanhar as refeições principais com legumes e hortaliças;

– ingerir 2 a 3 peças de fruta por dia.

Estes são apenas alguns aspectos que ajudam na perda de peso e controlo do colesterol, mas que podem ser muito uteis no nosso quotidiano.

Fonte: Baseado num comentário da nutricionista Rita Correia, colaboradora da Revista Sport Life


  • 26 de Janeiro, 2015
ajax-loader